sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um ateu lusodescendente

“Pela decisão dos anjos e julgamento dos santos, excomungamos, expulsamos, execramos e maldizemos Baruch de Espinosa… Maldito seja de dia e maldito seja de noite; maldito seja quando se deita e maldito seja quando se levanta; maldito seja quando sai, maldito seja quando regressa… Ordenamos que ninguém mantenha com ele comunicação oral ou escrita, que ninguém lhe preste favor algum, que ninguém permaneça com ele sob o mesmo tecto ou a menos de quatro jardas, que ninguém leia algo escrito ou transcrito por ele.”
Texto da excomunhão de Espinosa da Sinagoga de Amesterdão, 1656



5 comentários:

  1. A Igreja católica em toda a sua telerância e abertura de espírito...

    ResponderEliminar
  2. ... fizeram-lhe bem a folha, coitado do homem, que se quisesse ter um blog ninguém o comentava...

    ResponderEliminar
  3. Há bem menos tempo ... o Guerra Junqueiro é que a sabia toda: se o tiro não alcançou o vaticano, a excomunhão não lhe chegou a ele!

    Confesso que é demasiado profundo o meu "separar" deste tema - nem o critico nem o discuto
    nem o pretendo discutir
    sinto que me enraízaram numa terra que não é minha: a minha profissão de fé e crença é TENTAR fazer aos outros o que gostaria que me fizessem a mim.
    Tão só.
    Nunca direi desta água não beberei; porque sei que a dor nos pode desesperar até um limite em que queremos um apoio qualquer. E tal como um amuleto, uma peça de roupa duma pessoa querida, a fotografia de alguém que nos morreu, voltar-nos-emos para um espírito, do ar, da terra, do fogo, da água.
    Abç

    ResponderEliminar
  4. Atão não haveriam de aproveitar a oportunidade, ali de bandeja, perto dos sítios tão odiados e desprezados? Eles têm personalidades múltiplas, tal como muitos Pessoas, Rodrigos, Gervásios (menos perigosos estes, claro, mas muito, muito enganadores...) e outros seres de sopro, talvez menos conhecidos do mundo, das artes. Hollywood será portanto um destino de referência.
    Abraço, Rui

    ResponderEliminar
  5. excomunhão - ai deus, que assim fechaste os olhos por aí - digo eu que nada sei...

    [ o preste favor algum, enfim, era escusado, assim como assim e como agora,,,






    ~

    ResponderEliminar